O aparelho CPAP serve para oxigenar o organismo do paciente durante a noite e para tratar apneia do sono. Isso porque, conforme falamos acima, ele envia um fluxo de ar constante para as vias respiratórias e impede que elas se fechem ou fiquem obstruídas em episódios de apneia, ou hipopneia.
O CPAP deve ser indicado por um médico e, normalmente, é utilizado quando outras técnicas mais simples, como perder peso ou uso de tiras nasais, não foram suficientes para ajudar a respirar melhor durante o sono.
Dores de cabeça e mau-humor. Muitas pessoas já experimentaram aquela tensão e dor de cabeça ao acordar. Somados à irritabilidade e ao mau-humor, são resultados de uma noite de sono sem o uso do CPAP.
No tratamento para apneia com CPAP, é possível perceber melhoras na qualidade do sono a partir de quinze dias de uso.
Dormir de lado tem sido apontada pelos especialistas como a posição ideal para dormir. Além de proporcionar um descanso maior, facilita o funcionamento do nosso organismo.
A principal função do BiPAP é simular a respiração natural (uma vez que funciona a dois níveis de pressão). Esse é o principal diferencial entre um CPAP e BiPAP. Portanto, enquanto você adapta o CPAP para funcionar em uma pressão fixa (em única pressão), o BiPAP ocorre em duas pressões, assim como a sua respiração.
A principal diferença entre os aparelhos BIPAP e CPAP é que o aparelho BIPAP é um dispositivo binível, ou la seja, permite a configuração de dois níveis diferentes de pressão, uma inspiratória (IPAP) e outra expiratória.
(EPAP).
Para doenças pulmonares
As doenças pulmonares causam insuficiência respiratória e diminuem os níveis de oxigênio no organismo. A falta de ar ou dificuldade para respirar são tratadas utilizando o BiPAP.
A limpeza do BiPAP deve ser feita uma vez por semana utilizando água e sabão ou detergente neutro. Isso impede a proliferação de bactérias e micro-organismos, além de evitar mau odor durante a terapia. Lembre-se também de limpar toda a área ao redor do BiPAP e remover toda a poeira.